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O que é a insônia ?

É uma dissonia caracterizada pela dificuldade em iniciar e/ou manter o sono e pela sensação de não ter um sono reparador causando prejuízo significativo em áreas importantes da vida do indivíduo. Do ponto de vista polissonográfico, é acompanhada de alterações na indução, na continuidade e na estrutura do sono. Geralmente aparece no adulto jovem, é mais frequente na mulher e tem um desenvolvimento crônico.

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Os sintomas da insônia geralmente são:

Sonolência durante o dia

Cansaço e fraqueza

Mau humor e irritabilidade

Dificuldade de concentração e memória

Reflexos mais lentos

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Existem alguns conselhos de especialistas que melhoram o desempenho do sono, segue alguns hábitos que facilitam o retorno de um sono reparador.

Escureça o quarto

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Nosso organismo reconhece ambientes escuros e a escuridão faz o corpo liberar hormônios no cérebro que iniciam o processo do sono e promovem um processo de adormecimento profundo.

Banho quente

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Aqui o conhecimento popular é verdadeiro: banho morno tranquiliza e avisa ao corpo que é hora de pegar mais leve ? por isso é tão recomendado para dar ignição ao processo que leva ao sono. O organismo tira do acelerador e entra numa marcha mais lenta, preparando-se para dormir. Quem possui banheira pode ficar até 20 minutos imerso em água morna, caso a insônia esteja mais forte.

Pratique exercícios, faça atividades físicas regularmenteexercicio-fisico-ideal

Não existe uma regra de quanto tempo de exercício é preciso fazer. Além de emagrecer, o exercício físico melhora a qualidade de vida em vários aspectos: autoestima, melhora do sono e da respiração, por exemplo. A atividade física também pode ser um remédio para depressão, diabetes, colesterol alto, insônia e osteoporose, como explicou o médico do esporte e consultor Gustavo Magliocca, no Bem Estar.

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   Não tome estimulantes antes de deitar

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É recomendável não ingerir bebidas estimulantes (café, guaraná, chá preto, mate e refrigerantes à base de cola) pelo menos quatro horas antes de ir para a cama. Elas são fonte de xantina e cafeína, substâncias que estimulam o sistema nervoso. O álcool também atrapalha a qualidade do sono.

Quer mais dicas ? Dá uma olhada nesse tesouro,  que me ajudou muuuuito !  

Bom, fico por aqui, espero ter lhe ajudado, torço fortemente para que você também vença a insônia. Excelente sonhos !

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